A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) homenageou, na segunda-feira (1º/9), cinco personalidades do setor agropecuário que se destacaram no Rio Grande do Sul. A distinção foi entregue na 48ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O vice-governador, Gabriel Souza, também participou da solenidade e destacou a importância desse tipo de reconhecimento para o setor durante a feira.
“O agronegócio é um dos pilares da nossa economia e a Expointer é a grande representação dessa força do campo. A medalha Paulo Brossard é uma excelente oportunidade para homenagear os profissionais que estão por trás de um trabalho fundamental para a implementação de políticas públicas que garantem o desenvolvimento do agro no Estado”, afirmou.
Também esteve no evento o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum.
Medalha é reconhecimento para personalidades do setor
A Medalha Paulo Brossard de Souza Pinto é um reconhecimento para personalidades que olham para a construção coletiva, para o bem comum e que trabalham para o crescimento do setor agropecuário. A homenagem foi criada em 2019 pela Febrac e, desde então, é concedida para personalidades da agropecuária gaúcha.
O presidente da Febrac, Marcos Tang, falou sobre a homenagem. “É uma honra para a Febrac dar continuidade a este prêmio com o nome deste jurista e agropecuarista”. O presidente da Febrac também homenageou Maria Helena Noschang, falecida neste ano. Além de conselheira fiscal da Febrac, ela foi presidente da Associação Brasileira de Preservadores e Criadores de Aves de Raças Pura e Ornamentais (ABPCA) e contribuiu para o desenvolvimento destas entidades e do Rio Grande do Sul.
A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi), Rosane Collares, uma das personalidades homenageadas, comentou sobre a importância do prêmio. “Receber a Medalha Paulo Brossard por unanimidade dos conselheiros e presidentes de associação reflete muito a construção do Serviço Veterinário Oficial com a iniciativa privada, com os produtores, porque é uma sinergia. Eu tenho a grata satisfação, pois, neste ano, eu completo 25 anos de Secretaria como servidora e acredito que estou representando todos os quase 800 servidores que temos em nosso departamento”, concluiu.
Dentre os homenageados, o superintendente técnico da Gadolando e pesquisador da antiga Fepagro, José Luis Rigon, recebeu do vice-presidente da Febrac, José Arthur Martins, e do secretário-adjunto da Seapi, Márcio Madalena, a medalha. Ainda foram agraciados Domingos Velho Lopes, diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Joaquin Villegas, presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e Fernando Azambuja, diretor executivo da Febrac.